Tudo o que comemos contém uma energia e pode favorecer ou prejudicar a nutrição do nosso corpo, promovendo a construção de saúde ou de doença.
Para Ayurveda, as qualidades Sattva, Rajas e Tamas também estão nos alimentos – assim como em tudo na Criação – e têm a capacidade de intensificar essas qualidades em nós.
Eles podem ser Sátvicos e favorecer a nossa nutrição.
Podem ser Rajásicos de qualidade mediana.
E podem ainda ser Tamásicos, sem vitalidade e essa lista é assustadora no que se refere à hábitos alimentares ocidentais.
Todas as doenças são formadas por má conduta e má alimentação
ALIMENTOS SÁTVICOS

Os alimentos sátvicos são frescos, leves, suculentos, doces (natural do alimento), nutritivos, energéticos e apetitosos.
Estão repletos de Prana (força vital) e a melhor maneira de comê-los é prepará-los na hora com amor e especiarias. São fáceis de digerir e não sobrecarregam a nossa energia no processo de digestão.
Os alimentos sátvicos são os que mais promovem a cura porque atuam harmonizando os doshas.
São alimentos que melhoram a saúde e força, a energia e vitalidade e são a base para um estado mental sátvico.
Esses alimentos promovem clareza mental, aumentam o amor e a compaixão e favorecem o nosso intelecto e boa memória. Alimentos frescos e leves para uma memória fresca e uma vida leve!
A maioria das hortaliças orgânicas frescas cozidas no vapor ou pouco cozidas são alimentos sátvicos. Os sucos de hortaliças ou “sucos verdes” são ricos em Prana (força vital) e são facilmente absorvíveis nutrindo o corpo.
Os alimentos sátvicos se tornam rajásicos se fritos em óleo, cozidos em excesso ou muito picantes. Os alimentos sátvicos servidos muito mais frios ou muito mais quentes do que a temperatura do corpo também se tornam rajásicos.
Confira na tabela no fim do post alguns exemplos de alimentos sátvicos.
ALIMENTOS RAJÁSICOS

Os alimentos rajásicos tem qualidade mediana, são estimulantes e capazes de gerar doses elevadas de energia.
Em excesso, geram inquietação, excitação, agitação, raiva, ciúme, falsidade, egoísmo e uma energia exageradamente elevada, porém são necessários pois precisamos desses alimentos para poder executar nossas tarefas diárias e acompanhar o mundo em constante transformação, portanto devem ser consumidos com equilíbrio, como tudo na vida!
ALIMENTOS TAMÁSICOS

As comidas tamásicas são refeições de baixa qualidade e exigem muito do nosso corpo para o processo de digestão. São alimentos de baixa vitalidade, cozidos em excesso, com adição de conservantes, excesso de sódio e outras substâncias que mal conseguimos ler o nome.
São enlatados, secos, processados, congelados e vendidos de maneira tentadora no mercado. São fast-foods em geral pois são comidas cozidas demais, guardadas por tempo demais que ficaram “passadas” .
Alguns exemplos: refrigerantes e sucos de caixinha, doces de supermercado e padaria de um modo geral, lanches como batata frita, chocolate, sorvete e pipoca, álcool em excesso e todas as substâncias inebriantes. Alimentos com conservantes e geneticamente modificados. Carne de porco, carne bovina e carnes escuras em geral. Cebola e alho que vale dizer, aumentam os maus cheiros do corpo como o suor, o famoso “CC” …pasmem!! Amendoins, leite em pó ou leite de caixinha (estocados há meses) pães fermentados, cogumelos e abacate, frutas e legumes EXCESSIVAMENTE COZIDAS.
O ideal é evitarmos os alimentos tamásicos o máximo possível pois com o aumento da produção de alimentos industrializados, aumentou também de maneira alarmante as DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS e a principal causa é justamente a má alimentação.
Abaixo uma rápida olhada nos alimentos Ayurvédicos:

Agora já sabemos como nutrir a vida com boas escolhas;
- Para uma vida plena cheia de vitalidade…alimentos frescos cheios de Prana (força Vital)
- Para sermos íntegros, inteiros e completos…alimentos íntegros, inteiros e completos.
- Alimentos pesados…vida, corpo e pensamentos pesados!!
Seja gentil com você!
Fonte:
(Pesquisas realizadas no material de apoio do curso FORMAÇÃO EM TERAPEUTA AYURVEDICA / Instituto Fontana Saúde Perfeita – Livro A BÍBLIA DO AYURVEDA de Anne MacIntyre e livro O SABOR DA HARMONIA de Laura Pires)
- DHANVANTARI – O primeiro médico do mundo.
- Hoje falo para terapeutas…
- Alimentos Sátvicos – Rajásicos – Tamásicos
- As causas das doenças
- Chá pra quê?
2 comentários em “Alimentos Sátvicos – Rajásicos – Tamásicos”